19/11/2021

PL do Piso Salarial pode ser votado no Senado Federal na próxima quarta-feira

A confirmação veio da senadora Eliziane Gama (CIDADANIA-MA), autora da emenda que estabelece piso de R$ 4.750,00 para enfermeiros.

A senadora Eliziane Gama (CIDADAINIA-MA) confirmou no fim da manhã desta sexta-feira (19) que o PL 2564/2020, que estabelece o piso salarial para profissionais de enfermagem, será votado na próxima quarta-feira (24). A parlamentar afirmou ainda que a data foi reforçada junto ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que ratificou a inclusão do PL na pauta. O texto estabelece piso de R$ 4.750,00 para enfermeiros; 70% deste valor para técnicos de Enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras.

Manifestação em defesa do Piso Salarial realizada em junho de 2021. | Foto: Cofen

A proposta prevê, ainda, correção anual pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), evitando a corrosão inflacionária. Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, a senadora confirmou a informação e relembrou as movimentações junto às entidades representativas da categoria. “Chegou a hora, chegou o momento. Na próxima quarta-feira vamos realizar um sonho e uma conquista que vem há décadas com todos esses profissionais que merecem ser respeitados”, comentou. 

A aprovação do Piso Salarial representa uma proteção para os 2,5 milhões de profissionais de Enfermagem, sobretudo os quase 2 milhões de técnicos e auxiliares, que estão especialmente vulneráveis aos subsalários, como demonstram os dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Cofen/Fiocruz). 

Ao longo dos últimos anos, foram propostos doze Projetos de Lei sobre o piso sem que cheguem a votação. A mobilização da Enfermagem, com amplo apoio da sociedade e diálogo aberto com todos os setores, busca evitar que o PL 2564/2020 tenha o mesmo destino.

Fonte: Ascom/Coren-MT




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen