14/07/2021

PL propõe Dia Nacional de Luta Pela Valorização da Enfermagem

Este ano, nesta data, profissionais de todo o país foram às ruas para cobrar dos senadores a aprovação do piso salarial da categoria

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) apresentou à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (13), o projeto de lei 2542/2020 que institui no Brasil o Dia Nacional de Luta Pela Valorização da Enfermagem, previsto para ser comemorado todo 30 de junho. O projeto faz alusão ao dia 30 de junho de 2021, quando profissionais de enfermagem de todo o país foram às ruas para cobrar do Senado Federal a aprovação do PL 2564/2020, que cria o piso nacional da enfermagem e regulamenta a carga horária semanal de 30 horas.

Enfermeiros, técnicos e auxiliares somam mais de 2,5 milhões de trabalhadores, o que representa a segunda maior categoria profissional do país. Eles pressionam o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-ES), para que atenda o pedido de urgência do PL, assinado por 56 parlamentares, e o coloque em pauta de votação. O projeto é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

“Sem esses profissionais não há assistência à saúde, e mesmo assim ainda não há o reconhecimento merecido. A Enfermagem não falta ao Brasil, mas o Brasil falta à Enfermagem”, disse o deputado Céluo Studart, que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem no Congresso Nacional,

A fixação desta data no calendário nacional foi sugerida pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), Ana Paula Brandão. Ela lembra que “há mais de 20 anos a categoria luta por melhores condições de trabalho”. Diversos projetos de lei nasceram em reuniões de trabalhadores morreram no Senado ou na Câmara dos Deputados arquivados sem qualquer análise mais profunda. (Com informações do Cofen)

Robson Fraga – Ascom Coren-MT




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen