Profissionais poderão agregar selo de qualidade a currículo – Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso
08/08/2018

Profissionais poderão agregar selo de qualidade a currículo

Lançamento regional do Selo será em Cuiabá, em setembro

Profissionais de Enfermagem e instituições de saúde e ensino de Enfermagem de todo o país poderão se inscrever para concorrer ao Selo Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Uma novidade é que a certificação será concedida não apenas à instituição, mas também aos profissionais de Enfermagem envolvidos no serviço, ou seja, caso a unidade de saúde, serviço ou setor onde o profissional atua receba o selo, este ficará agregado a seu currículo individual, representando um diferencial no mercado de trabalho. O objetivo é premiar iniciativas de gestão e contribuir para a melhoria dos resultados da instituição, para a satisfação dos profissionais e para as boas práticas de assistência.

No dia 27 de setembro, acontecerá em Cuiabá o lançamento regional do Selo Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem, organizado pelo Cofen e pelo Coren-MT.

Quais serão os critérios?

A avaliação do profissional terá como base a qualidade da assistência ao paciente e a gestão de risco. Para as instituições, serão considerados seis eixos: “Ações gerenciais sistêmicas”, “Estrutura organizacional”, “Aspectos operacionais”, “Infraestrutura”, “Gestão de pessoas” e “Responsabilidade social”. Nas instituições de ensino, será avaliada a qualidade acadêmica e a formação docente.

A instituição deve atingir pontuação mínima de 75% nos critérios avaliados, sendo a certificação válida por três anos e sujeita a avaliações periódicas. Os premiados receberão troféu e divulgação no endereço eletrônico e mídias sociais do Cofen.

“A instituição, unidade ou serviço poderá ser certificada, desde que assuma um compromisso com a correção dos outros 25% que não foram atingidos. Vamos observar estes dados, tentar entender o que aconteceu e quem sabe isso pode gerar novas políticas de gestão”, explicou o coordenador da Comissão Nacional de Qualidade, Cláudio Alves Porto, que esteve no Coren Mato Grosso nesta terça (7) para tratar do tema.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário em anexo, assinar e enviar cópia digitalizada para o email cnq@cofen.gov.br. Consulte a documentação pertinente no link: http://www.cofen.gov.br/selo-da-qualidade

 


Anexos

39 KB vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document Baixar



  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117