27/11/2021

Programa de mestrado em Saúde da Família abre vagas em Mato Grosso

Ao todo são 12 vagas disponíveis na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade de Rondonópolis (UFR).

Começa no dia 01 de dezembro as inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE), organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Ao todo são mais de 230 vagas em todo o país, divididas entre 26 instituições de formação. Em Mato Grosso as vagas foram disponibilizadas para a Univerasidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), sendo seis vagas para cada instituição. 

Foto: Divulgação

O programa possui bases de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde (APS), à Gestão em Saúde e à Educação. Oferecido no formato EaD, a formação deve abranger nove encontros síncronos  (presenciais ou virtuais, a depender do contexto epidemiológico) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Com início das aulas previsto para 05 de agosto de 2022, todas as instituições associadas serão responsáveis pela execução do curso localmente.

Para concorrer a uma das vagas é preciso cumprir alguns requisitos mínimos, como: possuir o diploma de curso superior em Enfermagem, Medicina ou Odontologia, devidamente registrado no MEC; apresentar registro no respectivo Conselho Regional e Federal; e atender a uma das seguintes situações:

  1. a) Ser docente da graduação e/ou residência em Medicina de Família e Comunidade ou residência multiprofissional em Saúde da Família de instituições públicas de ensino superior;
  2. b) Ser preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da graduação em uma das três áreas em instituições públicas de ensino superior;
  3. c) Ser profissional com atuação na Atenção Básica, nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família e na gestão no âmbito do SUS.

É válido reforçar que cada uma das instituições credenciadas adotam um esquema de inscrição específico, de acordo com sua realidade local. Os interessados precisam ler o edital para encaminhar sua inscrição de acordo com as exigências descritas no documento. As inscrições seguem até o dia 14 de fevereiro de 2022. 

Mais informações acesse o edital disponibilizado abaixo: 




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen
Open chat
Setor Financeiro