02/04/2013

Quais as diferenças de atuação entre o Coren/MT, a ABEn/MT e o Sinpen/MT?

As lutas trabalhistas são papéis das entidades de classe, que são empresas com “natureza jurídica”, “sem fins lucrativos? ...

Associações

As associações são entidades de caráter cultural e científico e político, que congregam profissionais e estudantes de enfermagem para desenvolver o aspecto técnico da categoria, com a realização de cursos, capacitações etc. Um dos exemplos é a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben).

Sindicatos

Os sindicatos são entidades de natureza jurídica, sem fins lucrativos e constituídas para prestar serviços a seus associados. São constituídos para fins de defesa dos interesses profissionais, para atuar nas lutas trabalhistas em torno de questões como o piso salarial, a jornada de trabalho etc.

Conselhos

Os conselhos de classe, como o Coren-MT, são autarquias (descentralizações do governo) que têm a competência de registrar o profissional, disciplinar e fiscalizar o exercício do ofício, inclusive impondo penalidades, legislar e fazer cumprir a legislação da enfermagem e zelar pelo conceito da profissão.

Mas o Conselho não se omite e se preocupa com os nossos profissionais. Todo o sistema Cofen/Conselhos Regionais está na luta pela promulgação de leis que beneficiam a Enfermagem, como o Projeto de Lei que estipula em 30 horas semanais a jornada de trabalho da profissão, o PL que fixa o Piso Salarial da Enfermagem e no acompanhamento do Projeto de Lei do Ato Médico, a fim de evitar que a autonomia da Enfermagem seja ferida.

 




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117