16/12/2019

Revista Enfermagem em Foco recebe novo conselho editorial

Conselho deseja tornar a revista mais citada e dar mais visibilidade aos artigos

A revista Enfermagem em Foco, editada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), recebeu novo Conselho Editorial, que realizou seu primeiro encontro nesta semana, de terça a quinta-feira (10, 11 e 12), em Brasília. A reunião pautou o planejamento das atividades e o cronograma para 2020.

O Conselho Editorial prevê uma série de ações que serão desenvolvidas com o objetivo de aprimorar e dar uma maior visibilidade ao periódico. “Nosso objetivo é voltar a imprimir a revista e distribuir nos eventos, buscando atingir o maior número de pessoas, principalmente, alunos de graduação e profissionais que são de regiões remotas”, frisou a editora-chefe da revista, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha.

“Nós almejamos tornar a revista mais conhecida, mais citada academicamente e melhorar a indexação nas bases de dados. A médio prazo a gente quer entrar no Scielo”, ressaltou Isabel.

Além dessas ações, o Conselho Editorial busca organizar um fórum para dar dicas e capacitação sobre como escrever melhor artigos científicos. Segundo a editora-chefe, um preparo metodológico ajudará os enfermeiros a escreverem os artigos da melhor forma. Diante disso, o objetivo é que enfermeiros que estejam na ponta escrevam sobre suas experiências.

Transformar a Enfermagem em Foco em uma revista trilíngue é mais um dos projetos do conselho. Para Isabel, o Cofen tem uma grande participação nos conselhos do Mercosul e também tem feito pontes com outros países da Europa, e essa seria mais uma forma de divulgar o trabalho dos profissionais de Enfermagem.

Em 2020 a revista Enfermagem em Foco terá muitas novidades, dentre elas, uma sessão que em cada número da revista um grupo do Cofen, das câmaras técnicas ou dos grupos de trabalho, escreverá um relato de experiência contando aquilo em que está trabalhando. A meta é dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores do Cofen.

Além de Isabel, o conselho é composto pelo presidente do Cofen, Manoel Neri, como presidente da revista, e os editores associados, como Rosemiro Ximenes, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Carlos Leonardo Cunha, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luciano Lourenção, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), José Luís dos Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Neyson Freire, editor de comunicação e divulgação científica, do Cofen.

Fonte: Ascom – Cofen




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117

Profissionais de saúde que realizam procedimentos geradores de aerossóis como, por exemplo: intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, DEVEM utilizar a MÁSCARA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (RESPIRADOR PARTICULADO – N95 OU EQUIVALENTE) e GORRO OU TOUCA, juntamente com óculos ou protetor facial, avental ou capote e luvas.