23/11/2021

Saiba como acompanhar votação do Piso Salarial; PL será analisado nesta quarta

O texto estabelece piso de R$ 4.750,00 para enfermeiros; 70% para técnicos de Enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras.

O Senado Federal vota nesta quarta-feira (24), a partir das 15h (horário de Cuiabá), o Projeto de Lei n° 2564/2020, que define o Piso Salarial Nacional para os profissionais da enfermagem. O texto estabelece piso de R$ 4.750,00 para enfermeiros; 70% deste valor para técnicos de Enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras. Por se tratar de uma sessão ordinária, a discussão deve ser transmitida ao vivo pela TV Senado

Foto: Pedro França/Agência Senado

Na ordem do dia constam outros dois Projetos de Lei (n° 73/2021 e n° 316/2021), além de um Projeto de Decreto Legislativo (n° 988/2021). Todas estas propostas, incluindo o PL do Piso Salarial, serão analisadas e votadas pelos senadores durante a sessão. É válido destacar que o PL está inserido como a segunda discussão do dia, podendo começar algumas horas após o horário definido para o início da sessão. 

A transmissão dos debates deve acontecer por meio da TV Senado, emissora do Legislativo Brasileiro que transmite eventos, discussões e procedimentos do Senado Federal. Além de sua transmissão nos canais abertos e pagos, a emissora também disponibiliza sua programação ao vivo em um canal no Youtube. Para acessar, clique aqui

Em Cuiabá, a TV Senado é exibida no canal aberto 34. Já nas TVs por assinatura os canais variam de acordo com a empresa fornecedora de sinal. São elas: Claro TV (06); GVT TV (231); NET (25); Nossa TV (15); Oi TV (22 e 23); Sim TV (05); Sky (169); e TCM (17). 

Para acompanhar a programação completa da TV Senado, clique aqui

Luta pelo Piso 

A aprovação do Piso Salarial representa uma proteção para os 2,5 milhões de profissionais de Enfermagem, sobretudo os quase 2 milhões de técnicos e auxiliares, que estão especialmente vulneráveis aos subsalários, como demonstram os dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Cofen/Fiocruz). 

Ao longo dos últimos anos, foram propostos doze Projetos de Lei sobre o piso sem que cheguem a votação. A mobilização da Enfermagem, com amplo apoio da sociedade e diálogo aberto com todos os setores, busca evitar que o PL 2564/2020 tenha o mesmo destino.

Fonte: Ascom / Coren-MT

 




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen