04/06/2014

Semana da Enfermagem: Coren/MT promove ciclo de palestras em quatro cidades-polos

Comemoração do Mês da Enfermagem oferecida pelo Conselho foi por meio do aprimoramento e pela troca de experiências

DSC07937

Pelo segundo ano consecutivo, o Coren/MT promoveu a Semana Descentralizada de Enfermagem de Mato Grosso (Sedenf/MT), dessa vez nos municípios de Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças. Em Cuiabá, o método foi apoiar os eventos comemorativos à Semana de Enfermagem, realizados pelas diversas instituições.

Como em 2013, o foco foi oferecer palestras, debates e mesas-redondas em duas noites, acerca de frentes diversas de atuação da Enfermagem, gratuitamente, a profissionais e estudantes de Enfermagem. Participaram do evento descentralizado cerca de 800 pessoas, sendo uma média de 250 em Cáceres e em Barra do Garças e 150, em Sinop e Rondonópolis.

O Coren/MT foi organizador do evento e custeou boa parte das demandas com recursos do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a partir de um projeto aprovado pela autarquia federal. Ainda foram firmadas parcerias, que permitiram ao Regional usufruto dos auditórios, além de arrecadação de brindes para sorteios entre os participantes. O evento contou também com um grande número de colaboradores, seja na organização, seja na execução, a exemplo de estudantes de enfermagem voluntários e profissionais de enfermagem na condução do cerimonial.

A 2ª Semana Descentralizada de Enfermagem de Mato Grosso ocorreu entre os dias 26 e 30 de maio, fechando o mês da enfermagem. O objetivo foi oferecer aprimoramento e momentos de troca de experiências como forma de comemoração da Semana da Enfermagem, marcada entre os dias 12 de maio (Dia Mundial do Enfermeiro) e 20 de maio (Dia Nacional do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem). O tema central do evento foi “A Profissão do Cuidar: Realidade e Perspectivas”.

Auditório do Hospital Regional de Cáceres lotado

Auditório do Hospital Regional de Cáceres lotado

Os municípios a abrirem a Semana foram Cáceres e Rondonópolis, ambos com início na noite do dia 26. Rondonópolis contou com palestras sobre relações interpessoais na Enfermagem e sobre violência obstétrica e com uma mesa-redonda sobre áreas de atuação profissional.

Conselheiro Edinaldo Souza foi o anfitrião do evento em Rondonópolis

Conselheiro Edinaldo Souza foi o anfitrião do evento em Rondonópolis

Em Cáceres, a Sedenf/MT ocorreu junto à XI Semana da Enfermagem do Hospital Regional e teve como co-organizadores a Associação Congregação de Santa Catarina – Hospital Regional de Cáceres e a Secretaria de Estado de Saúde. Lá a carga horária foi ampliada: houve atividades nos períodos vespertino e noturno, nos dias 26, 27 e 28 de maio. Além da programação científica mais intensa, a abertura teve momentos emocionantes de religiosidade e de apresentação musical.

DSC07847

Em Sinop, distribuídas nas duas noites, houve três palestras, que refletiram sobre a saúde do adulto – com um recorte para a saúde dos presidiários; sobre “Política e Ética na Enfermagem”; e sobre a expansão dos cursos de enfermagem.

Barra do Garças foi outro município com eventos aglutinados. A 2ª Sedenf/MT ocorreu juntamente com a 3ª Semana de Enfermagem de Barra do Garças, elaborada em parceria com entidades locais, a exemplo do Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Saúde de Barra do Garças e Região (Sintesbre). Aliás, a cidade foi o berço da Sedenf: em 2012, as instituições buscaram apoio do Coren, que prontamente atendeu a parceria e, desde então, foi decidido levar o evento para outras cidades-polos de Mato Grosso.
Os temas abordados em Barra do Garças foram: “Política Nacional da Segurança do Paciente”, “Responsabilidades de Profissionais de Enfermagem no Atendimento ao Paciente com Doença Mental” e “Gestão de Enfermagem no Processo de Construção das Intervenções Clínicas”.

Enfermeiro Vagner Nascimento explanou sobre "Segurança do Paciente" em Barra

Enfermeiro Vagner Nascimento explanou sobre “Segurança do Paciente” em Barra

Selo Comemorativo aos 40 Anos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais

A programação da 2ª Sedenf/MT em Barra do Garças ganhou um plus, no tocante ao registro histórico da Enfermagem. O presidente do Coren/MT, Eleonor Raimundo da Silva, durante a cerimônia da abertura do evento em Barra, lançou o “Selo Comemorativo aos 40 Anos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais”.

O presidente do Coren/MT rememorou um pouco da história dos Conselhos de Enfermagem

O presidente do Coren/MT rememorou um pouco da história dos Conselhos de Enfermagem

O selo, que dá direito ao envio de uma carta comercial sem custo ao remetente, registra a atuação dos conselhos de enfermagem, criados em 03 de setembro de 1973, por meio da lei federal 5.905.

A partir de então, a normatização e a fiscalização da Enfermagem passam a ser atribuições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Desde então, a Enfermagem cresceu exponencialmente, ao passo de que foi possível reconhecer que o exercício da profissão teve um ganho visível de técnica e responsabilidade ética.

O reconhecimento profissional, que precisa crescer – e aguarda reflexo no reconhecimento salarial – passa, também, pelo reconhecimento da Enfermagem como uma profissão com conhecimentos científicos, primazia técnica e postura ética: ação direta dos conselhos, por meio da atividade fiscalizatória.

Após a explanação do presidente do Coren, foram distribuídos selos aos interessados. Foi, ainda, incentivado o envio de cartas e o resgate desse meio de comunicação tradicional e carregado de sentimentos.

 


Fonte: Coren/MT



  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117