04/11/2019

Tenda Izabel dos Santos ganha mais espaço no 22º CBCENF

Espaço voltado para Atenção Básica homenageia enfermeira Izabel dos Santos

A Atenção Básica terá destaque especial na programação do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF, maior evento anual da área de Saúde na América Latina. A tenda Izabel dos Santos contará, nesta edição, com dois espaços: “Tecendo a Integralidade”, com palestras, apresentações e rodas de conversa, e “Cuidando com arte”.

“Buscamos difundir a educação popular e a promoção da Saúde, fortalecendo a Atenção Básica e priorizando o compartilhamento de experiência e práticas que fortalecem o Sistema Único de Saúde e a qualidade da assistência de Enfermagem”, afirma a vice-presidente, Nádia Ramalho.

Imunização sem Fake News, Violência Obstétrica, Saúde do Homem, Educação e Saúde, Epidemiologia e Vigilância Sanitária estão entre os diversos temas abordados. As tendas estarão montadas nas dependências do Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, com atividades de 12 a 14 de novembro.

Izabel dos Santos – Mulher negra e defensora das causas sociais, Izabel dos Santos nasceu em Minas Gerais e foi consagrada nacionalmente com o PROFAE – Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem.

A proposta de formação para o nível médio de Enfermagem era considerada uma ideia radical e idealista na década de 1980. “Havia todo um movimento – a própria 8ª Conferência Nacional de Saúde – que fazia a crítica da qualidade dos recursos humanos em saúde. Junto com isto, havia também um grande desejo de mudança. Todo mundo estava eufórico com a derrubada da ditadura e queria participar. Todo mundo acreditava que o Brasil podia ser melhor”, narrou, em artigo publicado em 2007 pela Revista de Enfermagem da USP. O sonho de Izabel está vivo nas tendas do Cofen.

Fonte: Ascom – Cofen




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117