12/11/2019

Uso de tecnologias inovadoras na Saúde da Mulher é tema de oficina no CBCENF

A atividade pré-congresso aconteceu nesta segunda-feira (11)

Oficina lotou auditório do 22º CBCENF

No primeiro dia de congresso, a Oficina sobre Saúde da Mulher fez sucesso entre os participantes. Nesta segunda-feira (11), o uso de novas tecnologias foi tratado em duas vertentes: pela manhã, o foco foi na saúde sexual e reprodutiva; no período da tarde, no pré-natal e puerpério.

A apresentação de novas tecnologias de cuidado para qualificarem a prática profissional na consulta de Enfermagem à Mulher trouxe diversos debates e relatos de experiências entre os congressistas presentes no curso.

Também foram tratados assuntos como a importância do acompanhamento pré-natal e do envolvimento e tratamento do parceiro em casos de doenças sexualmente transmissíveis. No caso da sífilis em gestantes, a taxa de transmissão vertical ao feto é de até 80% intraútero. A escolha do tipo de parto que a mulher deseja e o papel do profissional na orientação da paciente motivou diversos compartilhamentos de experiências ocorridas por congressistas presentes.

Tecnologias inovadoras mostram um novo caminho para o atendimento de Enfermagem à mulher

Segundo Vera Bonazzi, a gestante bem informada, que sabe seus direitos e tem consciência sobre a violência obstétrica, reflete o empoderamento da mulher. “Esse comportamento deve ser incentivado pelos profissionais da saúde”, destaca enfermeira membro da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Já faz parte da estratégia de saúde do Ministério da Saúde o pré-natal do parceiro. Outras tecnologias inovadoras no cuidado também, aos poucos, vão ganhando espaço como o pré-natal coletivo, rodas de conversas, plano de parto, boas práticas e DIU pós-parto. “No Japão, por exemplo, a promoção em saúde através das práticas educativas é o modelo mais usado e que traz resultado efetivos”, afirmou Nágela Santos, da Escola de Enfermagem da UFMG.


Fonte: Ascom - Cofen



  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117