- Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso - http://mt.corens.portalcofen.gov.br -

Vem aí a 3ª Semana Integrada de Enfermagem; confira a programação

[1]Já está definida a programação da 3ª Semana Integrada da Enfermagem 2021. Este ano, o evento será on-line e estará recheado de palestras e rodas de conversa sobre diversos temas voltados à profissão de enfermagem.

O evento é uma parceria do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) e com a subseção mato-grossense da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-MT). Vai do 12 a 20 de maio e vale certificação para os participantes e espectadores (inscreva-se aqui [1]). Todas as palestras serão transmitidas pela página oficial do Coren-MT no Facebook [2].

No dia 12, às 7h30, será realizado um Ato em homenagem aos profissionais de enfermagem que atuam ou atuaram no enfrentamento à covid-19 e também um manifesto em favor da aprovação do Piso Nacional da categoria. O encontro acontecerá em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá, e vai reunir representantes classistas e profissionais de enfermagem.

Às 17h45, abertura oficial do ciclo de palestras com pronunciamento do presidente do Coren-MT, professor doutor Antônio César Ribeiro, e da presidente da ABEn-MT, professora doutora Mara Regina Ribeiro. Logo depois, às 18h, transmissão da primeira palestra: “Elementos acrescentados ao contexto do trabalho em enfermagem no enfrentamento da crise sanitária”, com Antônio César Ribeiro.

Dia 13, às 16h, a primeira roda de conversa. Os enfermeiros especialistas Deise de Cássia Bocalon Maia, Lennon Rodrigues da Silva e Kaoanny Marques Silva vão bater um papo bacana sobre Atenção Primária, Contexto Hospitalar e Atendimento Ambulatorial na roda “A prática clínica de enfermagem em tempos de pandemia: avanços e desafios”. A moderação ficará por conta do doutor em Linguagens e docente em Enfermagem, Jonatan Costa Gomes.

Às 18h, palestra sobre “Condições de trabalho dos profissionais de saúde no contexto da Covid-19”, com a coordenadora geral de pesquisas da Fiocruz, professora doutora Maria Helena Machado. A mediação será feita pelo professor doutor, presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro.

Dia 14, às 19h, será a vez de falar sobre “Dimensionamento de enfermagem no contexto da pandemia da covid-19.” A palestrante será a enfermeira mestre e diretora do  Departamento de Gestão do Exercício Profissional (Degep) do Coren-MT, Flaviana dos Santos Pinheiro. A palestra será moderada pelo enfermeiro mestre, João Pedro Neto de Sousa, também coordenador de fiscalização do Conselho.

Dia 17, às 15h, palestra organizada pela ABEn, com o tema “Educação em enfermagem – desafios e perspectivas”.

No Dia 18, segunda roda de conversa do evento. O doutor em Geografia da Saúde, Emerson Soares, acompanhado da nutricionista e doutora em Fisiologia Clínica, Ana Paula Muratto, e da  médica infectologista Zamara Brandão Ribeiro, vão conversar sobre o “Cenário da Pandemia em Mato Grosso”. A moderação será feita pela doutora em Ciências da Saúde e docente em Enfermagem, Pâmela Rodrigues de Souza Silva.

Às 19h, abordagem sobre a “Enfermagem em práticas avançadas, uma realidade na urgência e emergência”, com o coordenador nacional da Comissão de Urgência e Emergência do Cofen, Eduardo Fernando de Souza, e com a enfermeira especialista em Terapia Intensiva, Lígia Cristiane Arfeli.

Dia 19, será a vez de falar sobre “A importância do técnico em enfermagem no restabelecimento da saúde do ser humano”. A palestra ficará a cargo do enfermeiro mestre em Ciências Odontológicas, Abner Eliezer Lourenço, com mediação do enfermeiro especialista em Gestão da Saúde Prisional, Vinicius de Mello Bergamo.

No dia 20, encerramento da 3ª Semana Integrada da Enfermagem 2021 com um ato em homenagem aos profissionais vítimas da codvid-19, na Praça 8 de Abril, em Cuiabá. O encontro será coordenado pelo Técnico em Enfermagem e conselheiro tesoureiro do Coren-MT, Rodrigo Paulo.

“Este evento é uma forma de homenagem a todos os profissionais de enfermagem que atuam em Mato Grosso. Pro causa da pandemia, será de forma on-line, mas não menos importante que os encontros presenciais. Selecionamos um time de especialistas em diversas áreas da profissão e também de outras afins para que pudéssemos homenagear a categoria e também contribuir com a formação continuada dos nossos profissionais. Peço que todos participem e garantam seus certificadas”, disse o presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro.

 

Robson Fraga – Assessoria de Comunicação

 

CLIQUE AQUI E GARANTA SEU CERTIFICADO [1]